Skip to content

Análise – Se essa rua fosse minha

by on 24/06/2012

Mais uma análise de música infantil. Essa é um pouquinho mais simples, vamos lá.

“Se essa rua fosse minha/eu mandava ladrilhar”

Os dois primeiros versos da música são muito vagos, a única coisas que sabemos é que a tal rua não é dela. Será que esse dono não cuida direito dessa rua, por isso ela quer cuidar?

“Com pedrinhas de brilhante/só para o meu amor passar”

Essas pedrinhas de brilhante são sentimentos, são atitudes que vão fortalecer o relacionamento. Então ela não esperava nada além do bem estar do seu amor. Mas ela conseguiu mais que isso

“Nessa rua tem um bosque/que se chama solidão”

Por que um bosque? É a questão desse verso. O bosque chama solidão porque ele é um cara fechado e tímido, assim como o que foi beber água no Itororó (próxima análise, aguardem)

É um bosque porque cada vez mais a mata vai se fechando, assim como o caminho para o coração do rapaz, caminho esse que a moça quer.

“Dentro dele mora um anjo/que roubou meu coração”

O rapazinho aí, por dentro, é um anjo. Mas ninguém percebe isso, porque o bosque é fechado demais.

“Se eu roubei seu coração/é porque tu roubaste o meu também”

O anjo roubou o coração da moça na intenção de trazer ela mais pra perto dele. Sendo que ela já havia roubado o coração dele. Ele achava que roubar o coração era uma coisa ruim, por isso roubou o coração dela. Num ato de vingança.

“Se eu roubei seu coração/é porque te quero bem”

Finalmente chegamos na declaração de amor, onde a moça explica que o ato de roubar o coração não foi ruim. Mas sim no sentido amoroso. 

Ele achava o amor ruim, porque ele sempre estragava as coisas. Ele queria amar as pessoas, mas não conseguia por isso ele se fechou nesse bosque que se chama solidão. Assim ele não machucaria mais ninguém.

Contribuição de @PedroGiambroni e @Ingrid_Brand

From → Análises

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Rocktrospectiva 2012 « Todo Roqueiro

Comente

