Skip to content

Você sabia que o Ira! já foi acusado de racismo?

by on 20/11/2012

Sim, isso realmente aconteceu na época de lançamento de seu segundo Cd o Vivendo e Não Aprendendo.

O disco, que é considerado por um grande número de fãs como o melhor da banda, traz clássicos como “Envelheço na Cidade”,  “Dias de Luta” e “Tanto quanto eu”. Além de trazer a balada mestre da banda “Flores em você”.

Acontece que o álbum finaliza com a música “Pobre Paulista”, um punk contagiante que foi tocado na maioria dos shows da banda.

 

A letra é completamente normal e se enquadra no movimento punk brasileiro dos anos 80, porém o problema começa quando a música chega no refrão:

“Não quero ver mais essa gente feia/Não quero ver mais os ignorantes/Eu quero ver gente da minha terra/Eu quero ver gente do meu sangue”

Tá e qual o problema? O problema é que esse período se caracterizava pela grande emigração dos nordestinos para a capital São Paulo, acontece que a carapuça serviu e a banda foi acusada de ser racista e xenofóbica.

Segundo o guitarrista da banda e autor da letra, Edgard Scandurra, a letra foi composta quando ele tinha 17 anos de idade e não tinha nenhum objetivo descriminatório.

A gente feia e os ignorantes a que ele se refere eram os prefeitos, governadores e vereadores corruptos da época. Como a censura e a ditadura militar tinha acabado de acabar ele teve que camuflar de alguma forma.

Apenas tempos mais tarde, quando fãs começaram a protestar e processos começaram a surgir, Edgard percebeu que a letra tinha uma dupla interpretação. Depois disso a música foi ficando cada vez mais difícil de ser tocada ao vivo, até que parou.

From → Textos

Leave a Comment

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: