Skip to content

How I Met Your Mother colocou Friends no bolso

by on 07/04/2014

Não sei se vocês já ouviram alguém falar essa frase: “How I Met Your Mother é o Friends do século XXI”, eu ouvi isso lá pelo meio da série, em torno da quinta/quarta temporada. Friends fez história no ramo das séries cômicas como uma das melhores que já houveram, sendo assim é inevitável a comparação de qualquer sitcom com a gigante Friends. Já aconteceu com The Big Bang Theory, com Two And A Half Men e com How I Met Your Mother e AHÁ! É aí que começa a ficar interessante.

As semelhanças entre Friends e HIMYM são gritantes, exemplos:

– Ambos tem um ponto de encontro: Central Perk e MacLaren’s Pub

-As peripécias (haha) amorosas de Ross e Ted são semelhantes também

-Rachel e Robin são os amores impossíveis do grupo

E a lista é longa, talvez em outro post podemos detalhar isso um pouco mais. Não é o ponto aqui.

Em questões de comédia Friends foi excelente, sério, muito bom mesmo, não é à toa que existe toda essa fama e idolatria em relação a série. Porém, HIMYM também foi! BOOM! Claro, toda série tem altos e baixos, mas no geral ambos foram simplesmente do caralho.

Só que existe um diferencial forte de HIMYM em relação à Friends, a primeira não é apenas uma série de comédia, é muito mais que isso. Explicarei:

Friends partia do princípio de toda sitcom, sem uma história inicial. Apenas amigos que passavam muito tempo juntos e coisas aconteciam a partir disso, assim como The Big Bang Theory, assim como New Girl, assim como That 70′ Show e a lista novamente é longa. 

HIMYM por outro lado vai além disso, a série parte do princípio de uma história romântica, parece simples, mas já é uma grande diferença. A partir disso coisas improváveis acontecem como em toda comédia, mas sempre há, lá no fundinho, um pouco de apelo emocional, apelo esse que cresce lentamente no decorrer da série, mas quando você menos percebe…pronto…você está ligado aos personagens de uma maneira forte e a solidão de Ted causa um impacto como se fosse a sua própria solidão.

 

How I Met Your Mother foi uma comédia triste

Se aproveitando disso a série não foi apenas uma comédia muito boa, mas quado se propunha a ser um drama, ela era um puta drama, quando se propunha a ser melancólico, era putaqueparivelmente triste. Veja por exemplo o episódio em que o pai do Marshall morre, um episódio muito triste, principalmente se você já perdeu um ente querido ou familiar. (Chorei, sim chorei)

Conforme a série vai se aproximando do seu finale, ela vai ficando cada vez mais triste. A nona temporada se passa em apenas uma semana, a semana do casamento da Robin com o Barney, e porra como essa temporada é foda. Muitas vezes você se esquece que é uma comédia porque todos os episódios tem um grande apelo emocional, todos eles trazem uma mensagem muito boa sobre o amor, como ele é, como ele deve ser tratado e como nós pensamos errado sobre ele.

O único momento em que lembramos que isso é uma comédia é quando no meio das lágrimas escorrendo pelo nosso rosto esboçamos um sorriso de alguma coisa que o Barney falou ou do Marshall caindo.

E foi assim que How I Met Your Mother cutucou Friends e disse: “Hey, no intervalo das suas reprises senta ali naquela cadeira e aprenda como se faz”. Porque Friends foi uma comédia como toda outra, só que melhor em qualidade. HIMYM foi uma comédia diferente de todas as outras e deixou um buraco imenso no mundo dos seriados.

Vai demorar pra surgir algo igual How I Met Your Mother, vai demorar pra surgir algo que chegue perto de ser o que How I Met Your Mother foi. E olha que nem toquei no polêmico series finale que a série recebeu. Isso é história pra outro dia.

 

Leave a Comment

Comente

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: